Novos distúrbios em Atenas deixam três pessoas levemente feridas e 70 detidas

Atenas, 9 jan (EFE).- Atenas viveu hoje novos distúrbios entre manifestantes e a Polícia grega, que deixaram pelo menos três pessoas feridas e cerca de 70 detidas, segundo informou a imprensa local.

EFE |

Os confrontos aconteceram à margem de uma manifestação de milhares de estudantes e professores contra a política de educação do Governo e contra a violência policial.

Grécia foi castigada em dezembro passado por uma onda de violentos distúrbios, após a morte de um jovem de 16 anos por um disparo da Polícia.

O canal "Ant1" informou que um manifestante foi atendido por contusões na cabeça em uma clínica ateniense próxima ao local da concentração, enquanto outros dois foram levados para o centro de saúde em ambulância.

As brigadas antidistúrbios tentaram dispersar um grupo de manifestantes que lhes jogavam pedras e garrafas de água com gás lacrimogêneo, segundo o relato da emissora "Alpha".

Além disso, cerca de 80 manifestantes, junto com jornalistas, advogados e médicos, foram rodeados pela Polícia no andar térreo de um prédio de apartamentos no bairro de Exarhia, próximo à manifestação.

Os estudantes retomaram hoje os protestos na comemoração dos 18 anos do assassinato do docente Nikos Temboneras no porto de Patras durante uma manifestação.

Grupos de manifestantes jogaram bombas incendiárias contra a Polícia e prenderam contêineres de lixo no bairro de Exarhia, onde o adolescente Alexis Grigoropulos foi atingido mortalmente pelo tiro de um policial no último dia 6 de dezembro.

A circulação de veículos no centro de Atenas foi afetada, enquanto milhares de agentes antidistúrbios vigiavam os edifícios públicos e as embaixadas. As lojas fecharam suas portas para evitar danos maiores.

Devido à tensão no país, o primeiro-ministro, o conservador Costas Caramanlis, sofreu queda de sua popularidade, que o levou a mudar vários membros de seu gabinete com o objetivo de recuperar a confiança do eleitorado. EFE afb-jk/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG