Novos confrontos entre polícia iraquiana e opositores iranianos no exílio

Novos enfrentamentos foram registrados nesta quarta entre a polícia iraquiana e os residentes do acampamento de Ashraf, norte de Bagdá, sob controle dos Mudjahedines do Povo, o principal movimento de oposição ao regime iraniano no exílio.

AFP |

A polícia local afirma que controla 75% do acampamento. Já um porta-voz do acampamento, Shahriar Kia, indicou que sete moradores morreram e 385 ficaram feridos nos distúrbios iniciados na véspera, apesar desta informação não ter sido ainda confirmada por fontes independentes.

O Conselho Nacional da Resistência Iranian (CNRI) denunciou "a agressão contra o acampamento de Ashraf" pelas forças iraquianas que atuam, segundo a oposição no exílio, por ordem de Teerã.

"Trata-se de um crime contra a humanidade. Os residentes de Ashraf foram atacados violentamente, sem razão alguma", denunciou Maryam Radjavi, presidente do CNRI durante una conferencia de prensa celebrada en la sede del Parlamento italiano.

Na véspera, as forças de segurança iraquianas tomaram o controle do campo de refugiados iranianos no Iraque após confrontos violentos que deixaram pelo menos 260 feridos, segundo a polícia.

Um porta-voz dos Mujahedin, Shahriar Kia, afirmou que quatro moradores do campo Ashraf morreram, 300 ficaram feridos e 29 foram presos.

No entanto, o capitão de polícia iraquiano Firas al-Atbi desmentiu as mortes.

Localizado a cerca de 100 km ao norte de Bagdá, na província de Diyala, e a 80 km da fronteira iraniana, o campo Ashraf, onde vivem 3.500 pessoas, foi construído nos anos 80 para acolher os membros da OMPI.

Os opositores iranianos foram desarmados em 2003 pelas forças americanas que tomaram o controle do campo depois de derrubar o regime de Saddam Hussein.

As tropas americanas entregaram o controle do campo às forças iraquianas em maio deste ano, enquanto se retiravam das cidades do país.

str/yw/sd/cn

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG