czar Dimitri Medvedev sobe ao trono da Rússia - Mundo - iG" /

Novo czar Dimitri Medvedev sobe ao trono da Rússia

Dimitri Medvedev, 42 anos, vai se tornar neste dia 7 de maio o terceiro presidente da Rússia depois de Boris Yeltsin e Vladimir Putin.

AFP |

A Rússia se prepara para três dias de "pompa e circunstância", que começarão com a cerimônia de posse no Kremlin - com prestação de juramento - e terminarão com um grande desfile militar digno da época soviética, em 9 de maio na Praça Vermelha, na presença de Medvedev e Putin.

Aliado do presidente Putin, Medvedev, que era primeiro vice-primeiro-ministro encarregado dos grandes programas sociais do país (saúde, alojamento, educação), obteve 70,28% dos votos em 2 de março, em uma eleição criticada pela oposição e pelos ocidentais.

Jurista de formação, e alto funcionário no Kremlin, Dmitri Medvedev apareceu como um candidato potencial quando foi nomeado primeiro vice-primeiro-ministro, em 2005, antes de receber oficialmente, no dia 10 de dezembro de 2007, o apoio de Putin.

Durante sua campanha, Medevdev apresentou apenas um programa: a continuidade da política de Putin, marcada por um crescimento importante (de 7% a 8%) graças ao dinheiro do petróleo e do gás, mas também por um recuo da democracia.

Vladimir Putin, que em virtude da Constituição não podia se apresentar para um terceiro mandato consecutivo após oito anos no poder (2000-2008), prometeu se tornar o primeiro-ministro de Medvedev.

No dia 15 de abril, Putin também foi designado para a liderança do partido pró-Kremlin Rússia Unida, e muitos observadores consideram que ele poderia voltar ao Kremlin em 2012, data da próxima eleição presidencial.

Muitos analistas duvidam da capacidade de Medvedev em se firmar como o verdadeiro "patrão" da Rússia, com um Vladimir Putin ainda muito influente e apoiado pelos "siloviki", os falcões procedentes do Exército e do ex-KGB.

Uma das primeiras providências que Medvedev tomará como presidente será oficializar a nomeação de Putin como primeiro-ministro. "Em 7 de maio, o nome de Putin será submetido ao Parlamento, e em 8 de maio, será aprovado", anunciou o presidente da Duma, Boris Gryzlov.

Vladimir Putin afirmou que Medvedev será encarregado da política externa e da defesa, e prometeu se centralizar, como primeiro-ministro, nas questões econômicas e sociais.

Nascido, assim como Putin, em São Petersburgo (noroeste), Medvedev é considerado o mais "liberal" dos aliados do presidente russo.

Os ocidentais esperam que ele ajude a melhorar suas relações com a Rússia. Porém, Putin, determinado a restaurar a grandeza da Rússia após a humilhação da queda da União Soviética, já avisou que seu sucessor não será um interlocutor mais fácil do que ele.

Como para dar o tom, a Rússia promoverá em 9 de maio - data da vitória sobre a Alemanha nazista em 1945 - um grande desfile militar semelhante aos organizados na época da União Soviética, com tropas, blindados, e mísseis estratégicos.

O movimento de oposição Outra Rússia, liderado pelo ex-campeão mundial de xadrez Garry Kasparov, prevê organizar manifestações na véspera da cerimônia de abertura.

vvl/yw/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG