Novo primeiro-ministro tailandês é um jovem político educado em Oxford

Bangcoc - Abhisit Vejjajiva, eleito hoje primeiro-ministro da Tailândia, é um político jovem e atrativo, que representa uma alternativa aos aliados do ex-primeiro-ministro Thaksin Shinawatra, que governam quase ininterruptamente desde 2001.

EFE |

Vejjajiva, que conta com um brilhante currículo acadêmico adquirido nas melhores instituições educativas do Reino Unido, se comprometeu a restaurar a confiança dos investidores na economia tailandesa e a melhorar a imagem do país, que sofreu perdas milionárias após mais de sete meses de manifestações antigovernamentais e do fechamento dos principais aeroportos da capital, no final do mês passado.

AP

Novo Primeiro-ministro fala à imprensa

O político de 44 anos, formado em Ciências Políticas pela Universidade em Oxford, começou sua carreira política em 1992 como deputado do Partido Democrata e 13 anos mais tarde, em 2005, foi nomeado líder da formação conservadora.

O Partido Democrata tem seus principais apoios na capital da Tailândia, Bangcoc, que conta com uma classe média mais desenvolvida que no campo, reduto do ex-primeiro-ministro Shinawatra.

A carreira deste tailandês nascido na Inglaterra, que condenou e depois assumiu o golpe de Estado que desalojou do poder seu adversário político Shinawatra, em 2006, se beneficiou da instabilidade política criada pelas mobilizações contra o Governo e da cassação de dois primeiros-ministros do anterior Executivo por ordem judicial.

Enquanto os seguidores de Shinawatra o acusam de golpe de Estado encoberto por este motivo, há quem destaque a honestidade deste político, como Tulsathit Taptim, analista político do jornal "The Nation": "Todo mundo está encantado com a idéia de que a Tailândia tenha um jovem primeiro-ministro. Felicidades a um homem cuja honestidade política nunca foi posta em dúvida" O recém eleito primeiro-ministro, casado e com dois filhos, é a quarta geração de uma importante família de origem chinesa cujos antepassados travaram uma relação privilegiada com os dirigentes tailandeses no século XIX.

Os pais do líder democrata, nascido em 3 de agosto de 1964 em Newcastle (Reino Unido), e com duas irmãs mais velhas, foram professores de Medicina em universidades britânicas.

Antes de ingressar na política, Vejjajiva foi professor na Real Academia Militar de Chulalongkorn e, após obter um mestrado em Economia em Oxford, passou a ser professor titular na Universidade de Thammasat, uma das mais famosas da Tailândia.

Leia mais sobre: Tailândia

    Leia tudo sobre: tailândia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG