Novo presidente do Senado presta juramento no Paquistão

Nova Délhi, 12 mar (EFE).- O senador Farooq H.

EFE |

Naek prestou hoje juramento como presidente da Câmara Alta paquistanesa, na qual a legenda governista Partido Popular (PPP) conquistou a maioria dos assentos nas eleições realizadas no começo do mês.

A composição do Senado era o último vestígio do regime de Pervez Musharraf, após o PPP ter vencido as eleições parlamentares de fevereiro de 2008 e de o então presidente ter apresentado a renúncia em agosto desse mesmo ano.

Naek, do PPP, havia sido eleito pouco antes para presidir o Senado, cujos 49 novos membros prestaram juramento nesta manhã, segundo a agência estatal "APP".

O novo presidente ocupava, até agora, o cargo de ministro da Justiça do Governo paquistanês, liderado pelo PPP do presidente Asif Ali Zardari, viúvo da ex-primeira-ministra Benazir Bhutto.

Como vice-presidente da Câmara Alta, os senadores escolheram hoje Jan Muhammad Jamali, em uma votação na qual não havia outro candidato, como no caso de Naek.

A cerimônia no Senado, retransmitida ao vivo pelo canal "Dawn TV", acontece em um momento de forte tensão política no país, com advogados e ativistas do opositor Liga Muçulmana-N de Nawaz Sharif decididos a organizar uma "longa passeata" contra o Governo desde Karachi até Islamabad. EFE ja/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG