Novo presidente de Gana toma posse

Acra, 7 jan (EFE).- O professor de direito John Evans Atta Mills tomou posse hoje como presidente de Gana, após ser eleito em dezembro, no segundo turno de uma eleição bastante apertada.

EFE |

Ele iniciou o mandato de quatro anos em uma sessão parlamentar ao ar livre convocada na Praça da Independência da capital ganense, Acra.

Mills, de 61 anos, obteve 50,23% dos votos contra 49,77% de Acalanto Addo Dankwa Akufo-Addo, do governista Novo Partido Patriótico (NPP), no segundo turno.

O novo chefe de Estado substitui John Agyekum Kufuor, que completou seu segundo mandato de quatro anos e, segundo a Constituição do país, não poderia concorrer novamente à reeleição, da mesma forma que no Brasil.

O novo Presidente ganense jurou seu cargo diante da presidente da Corte Suprema, Georgina Wood, em cerimônia assistida por chefes de Estado de diversos países da África, como Nigéria, Benin, Togo e Serra Leoa, além de outros continentes.

No sábado passado, em sua primeira aparição pública após ser declarado vencedor no pleito, Mills advertiu aos ganeses da necessidade de se prepararem "para a tarefa que se aproxima", lembrando que, com um mundo em recessão, a economia será sua primeira preocupação.

Com recursos naturais, como o cacau e extração de ouro como principais atividades econômicas, Gana deve começar a extrair petróleo em menos de dois anos, após uma série de prospecções com resultados positivos em seu litoral. EFE ma/jp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG