Novo presidente de El Salvador promete reatar com Cuba

SAN SALVADOR (Reuters) - O novo presidente de El Salvador, Mauricio Funes, disse no seu discurso de posse na segunda-feira que restabelecerá imediatamente as relações com Cuba, rompidas em 1961 como forma de alinhamento com os Estados Unidos. Funes é o primeiro governante esquerdista de El Salvador, país que desde 1989 era dirigido por presidentes notavelmente direitistas. Ele tomou posse diante delegações de diversos países, inclusive dos EUA, encabeçada pela secretária de Estado Hillary Clinton, e de Cuba, chefiada pelo vice-presidente Esteban Lazo.

Reuters |

"De imediato se restabelecerão os vínculos diplomáticos, comerciais e culturais com a irmã nação de Cuba", disse Funes no discurso, ao fim do qual foi aplaudido por uma plateia que incluía vários líderes latino-americanos, inclusive o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Funes, prestigioso jornalista de TV, leva ao poder pela primeira vez a Frente Farabundo Martí de Libertação Nacional, um partido que no passado, como guerrilha, tinha o apoio da comunista Cuba.

(Reportagem de Anahí Rama e Alberto Barrera)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG