Novo premiê pede que Shinawatra retorne à Tailândia

Bangcoc, 18 dez (EFE).- O novo primeiro-ministro da Tailândia, Abhisit Vejjajiva, pediu hoje que o ex-chefe de Governo Thaksin Shinawatra, foragido da Justiça, retorne ao país e enfrente os processos contra ele por corrupção.

EFE |

"(Shinawatra) Deveria voltar para demonstrar que todos os tailandeses são iguais perante a lei. Ele será tratado com as honras correspondentes a um ex-primeiro-ministro, mas os processos legais seguirão o estipulado pela lei", disse Vejjajiva, líder do Partido Democrata, em entrevista à televisão local.

O Governo da Tailândia revogou esta semana o passaporte de Shinawatra, que vive em um exílio voluntário desde agosto, quando viajou a Pequim para participar da abertura dos Jogos Olímpicos e nunca retornou para evitar a prisão.

Em outubro, um tribunal tailandês condenou o multimilionário Shinawatra a dois anos de prisão por abuso de poder quando governou, e no mês seguinte o Governo do Reino Unido revogou seu visto de estadia no país.

A Suprema Corte da Tailândia emitiu seis ordens de detenção contra Shinawatra, que governou o país de 2001 a 2006, quando foi derrubado em um golpe militar.

"Antes de qualquer outra consideração, Shinawatra tem de aceitar os procedimentos judiciais do país", afirmou Vejjajiva. EFE tai/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG