Novo premiê do Paquistão se reúne com líder militar

O chefe das Forças Armadas do Paquistão, general Ashfaq Parvez Kayani, reuniu-se hoje com os novos líderes civis do país. O militar se encontrou com o novo primeiro-ministro, Yousaf Raza Gillani, alguns ministros e líderes dos partidos da coalizão agora no poder.

Agência Estado |

Segundo o porta-voz do Exército, major-general Athar Abbas, Kayani deu informações detalhadas ao novo governo sobre temas de segurança e a guerra ao terror.

Entre os que participaram do encontro estava Nawaz Sharif. Ele foi deposto do cargo de primeiro-ministro em 1999, quando ocorreu um golpe militar. Asif Ali Zardari, viúvo da ex-primeira-ministra assassinada Benazir Bhutto, também compareceu. Para Nasim Zehra, um analista de segurança, o encontro reflete a mudança do poder para as mãos dos civis, após as eleições de fevereiro. O novo governo tem demonstrado a intenção de rever as políticas antiterror do presidente Pervez Musharraf.

Musharraf afastou-se do cargo de comandante do Exército em novembro, porém deseja permanecer como presidente, ainda que diversos membros do novo governo tenham pedido sua renúncia.
No último ano, o Paquistão deparou-se com a intensificação da violência entre as forças de segurança e os fundamentalistas islâmicos. Os atentados e combates se espalharam pelas principais cidades e pela região da fronteira com o Afeganistão, bastião da Al-Qaeda e do Taleban.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG