Novo ministro da Defesa da Coreia do Sul é nomeado

Antecessor pediu demissão em meio às críticas pela reação ao ataque norte-coreano de terça-feira contra uma ilha sul-coreana

EFE |

O assessor de segurança nacional da Coreia do Sul, Lee Hee-won, foi nomeado nesta sexta-feira o novo ministro da Defesa do país, após a renúncia de Kim Tae-young pelas críticas pelo recente ataque da Coreia do Norte.

O novo titular da pasta é um general reformado que desde maio ocupava o cargo de assessor do presidente sul-coreano, Lee Myung-bak, segundo a agência local "Yonhap".

Kim Tae-young apresentou sua demissão na quinta-feira em meio a uma onda de críticas pela reação, considerada pouco contundente, ao ataque norte-coreano sobre a ilha de Yeonpyeong, que deixou quatro mortos - sendo dois civis - e 18 feridos .

Vários setores da oposição e do próprio governo acusaram o agora ex-ministro de ter administrado sem muita firmeza o caso dos disparos de artilharia da Coreia do Norte.

Kim Tae-young já havia apresentado sua renúncia em março, após o afundamento da corveta sul-coreana Cheonan nas águas do Mar Amarelo por um torpedo norte-coreano , mas sua demissão não foi aceita na época.

O ataque da Coreia do Norte sobre a ilha de Yeonpyeong, no Mar Amarelo, elevou a tensão entre as duas nações vizinhas, que seguem tecnicamente em guerra, já que a Guerra da Coreia, entre 1950 e 1953, terminou com um armistício, e não com um tratado de paz.

Embora tenha chegado ao poder em fevereiro de 2008 com uma linha dura em relação a Pyongyang, a administração de Lee é alvo de crescentes críticas que o acusam de manter uma política frouxa diante das agressões do país comunista.

Na quinta-feira, o governo sul-coreano anunciou um importante reforço de sua defesa nas ilhas do Mar Amarelo, onde fica a instável fronteira - não reconhecida por Pyongyang - estabelecida após a Guerra da Coreia.

Arte/iG
Coreia do Norte lançou disparos contra ilha sul-coreana

    Leia tudo sobre: Coreia do NorteCoreia do SulKim Jong-il

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG