Novo líder de Segurança Nacional dos EUA enfrentará problemas, diz imprensa

Washington, 17 nov (EFE) - O titular do Departamento de Segurança Nacional que nomeie o presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, deverá responder, entre seus múltiplos desafios, à proposta de grupos hispânicos de suspender as operações contra os imigrantes ilegais nos centros de trabalho. Não estamos fazendo comentários sobre a designação de diretores de agências nem sobre as especulações em torno das nomeações. Os anúncios serão feitos na hora certa, disse hoje à Agência Efe um porta-voz da equipe de transição de Obama, referindo-se a recentes declarações do presidente eleito.

EFE |

Apesar da extrema cautela da equipe de transição, crescem as especulações sobre quem poderia substituir Michael Chertoff como titular do Departamento de Segurança Nacional (DHS).

Segundo o jornal "The Washington Post", entre os onze nomes cogitados para o cargo estão a governadora do Arizona, a democrata Janet Napolitano; o comissário da Polícia da cidade de Nova York, Raymond W. Kelly; a legisladora democrata pela Califórnia, Jane Harman, e o chefe de Polícia de Los Angeles, William J. Bratton.

O DHS, criado há cinco anos em resposta aos atentados de 11 de setembro de 2001, tem entre suas múltiplas obrigações a segurança fronteiriça, a resposta a desastres naturais e a proteção do país contra novos ataques terroristas.

O próximo líder do departamento herdará uma burocracia de 200 mil trabalhadores e, com um orçamento anual de US$ 40 bilhões, terá que continuar o delicado trabalho de dirigir a maior fusão de dezenas de agências federais encarregadas da segurança nacional desde a Segunda Guerra Mundial.

Além de zelar pela segurança da infra-estrutura, do ciberespaço e dos portos de entrada aos EUA, o DHS terá entre as tarefas imediatas avaliar as medidas de segurança fronteiriça e o cumprimento das leis migratórias no interior do país. EFE mp/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG