Novo Governo de Berlusconi tem confiança de 49% italianos, diz pesquisa

Roma, 9 mai (EFE) - Menos da metade dos italianos, 49%, tem confiança no novo Governo do líder conservador Silvio Berlusconi, segundo uma pesquisa do Instituto IPR Marketing publicada hoje.

EFE |

Com este percentual, Berlusconi fica muito longe do obtido na mesma pesquisa após a formação do Governo de Romano Prodi em 2006, que alcançou a aprovação de 63 em cada 100 italianos.

O primeiro-ministro italiano se sai melhor que o seu Gabinete e obtém o respaldo de 53% dos italianos em sua função de chefe de Governo, mas fica a cinco pontos do resultado conseguido pelo líder de centro-esquerda Romano Prodi há dois anos.

Entre os novos ministros, a mais bem vista pelos italianos é Giorgia Meloni (Políticas Juvenis), com apoio de 62%, seguida de Franco Frattini (Assuntos Exteriores), com 61%, e Roberto Maroni, responsável de Interior, com 60%.

De novo, o Executivo de Berlusconi fica longe dos resultados obtidos pelo de Prodi, já que naquela época os três ministros mais bem considerados tinham o apoio de 70 em cada 100 italianos.

Os grupos que inspiram mais confiança são Itália dos Valores, na oposição, do ex-juiz anticorrupção Antonio Di Pietro; e o Povo da Liberdade, de Berlusconi, ambos com 46% de respaldo, enquanto o principal partido da oposição, o Partido Democrata, fica com oito pontos menos. EFE ebp/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG