Novo governador de Illinois promete acabar com corrupção no estado

Chicago (EUA.), 30 jan (EFE).

EFE |

- O novo governador de Illinois, Patrick Quinn, que substituiu no cargo Rod Blagojevich, disse hoje, ao assumir o posto, que sua primeira ordem executiva será "fumegar" o estado para garantir que não haja corrupção.

"Hoje é o novo começo", disse o democrata, ao anunciar, em sua primeira entrevista coletiva, que instalará uma comissão para a reforma de Illinois, que deverá apresentar suas recomendações em um prazo de 100 dias.

Quinn, de 60 anos, era o vice-governador do estado e assumiu interinamente na quinta-feira à noite, depois que os 59 membros do Senado estadual votaram, por unanimidade, a impugnação do também democrata Blagojevich, cassado por acusações federais de corrupção.

Blagojevich foi acusado de querer vender a cadeira no Senado deixada vaga pelo presidente Barack Obama ao assumir o mandato.

Quinn, que exercerá o cargo durante os dois anos restantes do segundo mandato de Blagojevich, disse que promoverá a aprovação de uma emenda constitucional na Assembleia Legislativa, para que os eleitores de Illinois tenham o poder de impugnar os funcionários eleitos, sem a necessidade do julgamento político legislativo.

O novo governador convocou imediatamente uma reunião com o presidente da Câmara de Representantes, Michael Madigan; com a procuradora-geral de Illinois Lisa Madigan, com o controlador Dan Hynes, o tesoureiro Alexi Giannoulias e o secretário de estado Jesse White.

Todos os chefes de departamento e secretarias estaduais colocaram o cargo à disposição à espera de uma decisão de Quinn. EFE jm/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG