Novo gabinete de Evo Morales terá dez homens e dez mulheres

LA PAZ - O presidente da Bolívia, Evo Morales, nomeou neste sábado o gabinete de governo para seu segundo mandato, renovando mais da metade dos ministros e cumprindo também a paridade de gênero.

iG São Paulo |

Cumprindo promessa eleitoral, o líder indígena nomeou dez homens e dez mulheres para o novo governo da Bolívia, incluindo a cantora Zulma Yugar para a pasta da Cultura.



Morales toma posse para segundo mandato / AP

Um dia depois de assumir o novo mandato que se estenderá até 2015, Morales substituiu 14 de 20 ministros, entre eles o de Hidrocarbonetos e Energia, que agora ficou a cargo de Luís Fernando Vicenti.

O antigo titular da pasta, Oscar Coca, passou para o Ministério da Presidência. Vicenti foi membro da diretoria da estatal YPFB.

As exportações da Bolívia dependem em grande partes dos envios de gás natural ao Brasil e à Argentina.

Evo dispensou também muitos dos considerados "homens fortes" de seu primeiro mandato, como o agora ex-ministro da Presidência, Juan Ramón Quintana.

Em diferentes oportunidades, os movimentos sociais e até ministros de Estado expuseram a Evo incômodos com relação a Quintana, um oficial aposentado do Exército.

Evo tomou posse na sexta-feira para um segundo mandato em cerimônia realizada na sede da Assembleia Legislativa, agora denominada também de Plurinacional .

O presidente boliviano prestou o juramento - com o punho esquerdo levantado e o braço direito no coração - "pela pátria e pelo povo", depois de ter sido eleito em dezembro com 64% dos votos.

Evo recebeu das mãos do presidente da Assembleia Legislativa, Alvaro García, também vice-presidente da Bolívia, os símbolos pátrios: um medalhão e a faixa presidencial que, pela primeira vez, desde 1825, apresenta junto ao escudo nacional uma bandeira "whipala", símbolo dos povos indígenas.

*Com informações de EFE e Reuters

Leia mais sobre Evo Morales

    Leia tudo sobre: bolívia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG