Novo filme de Ben Stiller irrita grupos de deficientes físicos

Grupos de deficientes físicos protestaram contra o último filme de Ben Stiller Trovão tropical, denunciando o retrato atroz das pessoas deficientes e o uso reiterado da palavra retardado nessa comédia.

AFP |

Em nota, a Associação Americana de Pessoas com Incapacidades (AAPD) disse se unir a outros grupos afins para convocar um boicote ao filme que estréia sexta-feira, na América do Norte.

Vários manifestantes gritaram na première, em Los Angeles, na segunda à noite, quando a estrela de "Entrando numa fria" e "Uma noite no museu", entre outros, o ator e diretor Ben Stiller, cruzou o tapete vermelho.

A AAPD criticou o aspecto caricato do personagem "Simple Jack", deficiente interpretado pelo comediante.

Embora o próprio Stiller tenha explicado que o objetivo é fazer uma sátira dos atores de Hollywood, a AAPD descreveu o papel como uma "continuação de um horroroso retrato dos personagens deficientes na indústria do entretenimento".

"A AAPD também se incomoda com o uso da palavra 'retard' em várias ocasiões no filme e nos produtos promocionais do filme", acrescentou o texto.

"As duas coisas, o uso da palavra e o péssimo retrato que se faz de um personagem intelectualmente incapacitado no filme, são, incrivelmente, danosas para as pessoas com deficiências intelectuais", disse o presidente da AAPD, Andrew Imparato, que se reuniu na semana passada com executivos do estúdio Dreamworks para discutir a obra.

Dreamworks defendeu o filme e insistiu em que é um humor dirigido aos atores mais do que às pessoas com deficiência.

"Trovão tropical é uma comédia que satiriza Hollywood e é com excessos e se foca em mostrar o inadequado e exagerados personagens em situações ridículas", comentou o estúdio.

A produção, que também conta com Jack Black e Robert Downey Jr, narra a história de um grupo de atores enviado para a selva para rodar um filme sobre a guerra e, de repente, vê-se envolvido em um conflito real.

rcw/tt/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG