Novo enviado da ONU para Saara Ocidental inicia viagem à África

Argel, 4 fev (EFE).- O embaixador da República Árabe Saaraui Democrática (Rasd) na Argélia, Brahim Ghali, anunciou hoje à Agência Efe que seu novo enviado especial da ONU para o Saara Ocidental, o americano Christopher Ross, iniciará uma viagem pela região no final desta semana ou no começo da próxima.

EFE |

O diplomata da Rasd (governo no exílio do Saara Ocidental) indicou ainda que a data para a quinta rodada de negociações entre Marrocos e a Frente Polisário (que luta pela independência do país em relação ao Governo marroquino) deve acontecer após a viagem de Ross.

"É hora de retomarmos negociações, que não são um fim em si mesmas, mas um meio para aplicar as resoluções da ONU, que consagram o direito de autodeterminação do povo saaraui", disse Ghali.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-Noon, disse na quinta-feira passada que as negociações entre Marrocos e a Frente Polisário serão retomadas "muito em breve", enquanto destacou a "ampla e diversa experiência" de seu novo enviado especial para o território.

Ghali afirmou que a quinta rodada de negociações deve acontecer antes do relatório anual do secretário-geral no final de abril e da prorrogação da missão das Nações Unidas para o Plebiscito no Saara Ocidental (Minurso) no dia 30 do mesmo mês.

O novo enviado especial viajará à Argélia, ao Marrocos e à Mauritânia, além de aos territórios controlados pela Rasd ou aos campos de refugiados saarauis próximos à cidade argelina de Tinduf.

O diplomata americano foi nomeado no cargo em 7 de janeiro, substituindo o holandês Peter Van Walsum, a quem a Frente Polisário considerou "autoexcluído" como mediador, após ele declarar que a independência do Saara Ocidental não era "uma opção realista".

Sob a supervisão da ONU, Marrocos e Frente Polisário iniciaram em junho de 2007 uma série de negociações em Manhaset, perto de Nova York, das quais já se realizaram quatro rodadas, praticamente sem que suas posturas tenham se aproximado.

No último encontro, em março do ano passado, uma quinta rodada foi acertada, mas até hoje não se marcou data. EFE jg/jp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG