Novo encontro entre Carter e Hamas discute trégua e libertação de soldado

O ex-presidente norte-americano Jimmy Carter e o líder do movimento islâmico palestino Hamas, Khaled Mechaal, realizaram neste sábado em Damasco um novo encontro para abordar a instauração de uma trégua entre Israel e Gaza e a libertação de um soldado israelense detido por palestinos.

AFP |

Segundo o Hamas, os dois examinaram "em detalhes" propostas apresentadas por seus delegados, que se reuniram após um primeiro encontro de mais de quatro horas entre Carter e Mechaal na sexta-feira à noite na capital síria.

Ambos indicaram que o Hamas dará uma resposta a Carter, segundo o movimento islâmico.

O ex-presidente norte-americano chegou na sexta-feira a Damasco, onde vive o líder no exílio do poderoso movimento islâmico, como parte de uma viagem pela região centrada nos esforços de paz.

Carter pediu gestos de "boa vontade" do movimento palestino em relação a Israel, afirmou à AFP um alto funcionário do Hamas, Mohammad Nazzal.

Propôs "uma trégua" entre Israel e Hamas, que controla a Faixa de Gaza, "uma troca de prisioneiros" que incluiria o soldado israelense Gilad Shalit, "a retirada do bloqueio" imposto a Gaza e uma solução para a "passagem de Rafah".

O soldado franco-israelense Shalit, de 21 anos, foi seqüestrado em 25 de junho de 2006 em território israelense, na fronteira com a Faixa de Gaza, por três grupos armados palestinos, entre eles o Hamas, que controla o território desde seu golpe contra a Autoridade Palestina em junho de 2007.

rm/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG