Novo embaixador dos EUA na Líbia assume cargo

Washington, 18 dez (EFE).- O novo embaixador dos Estados Unidos na Líbia, Gene Cretz, jurou seu cargo perante a secretária de Estado, Condoleezza Rice, a cerca de um mês de o próximo Governo tomar posse, em 20 de janeiro, informou hoje o Departamento de Estado.

EFE |

O ato de posse, realizado ontem à noite no Departamento de Estado, aconteceu depois que o Senado confirmasse no final de novembro a nomeação de Cretz como o primeiro embaixador dos EUA na Líbia em 36 anos, com o que Washington restabelece plenamente as relações diplomáticas com Trípoli.

O presidente George W. Bush nomeou Cretz em 2007 embaixador para a Líbia, mas sua confirmação não foi possível até que ambos os países eliminassem recentemente o último obstáculo para a normalização de suas relações, com a criação de um fundo que indeniza as vítimas de atentados terroristas nos anos 80.

O último embaixador deixou Trípoli em 7 de novembro de 1972, perante o apoio da Líbia ao terrorismo internacional e suas atividades de subversão a Governos moderados árabes e africanos. EFE cai/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG