Novo dispositivo da Nasa recicla urina para astronautas

A Nasa levou em sua missão com a Endeavour, que partiu no sábado, um novo dispositivo para a Estação Espacial Internacional (EEI) que recicla líquidos, incluindo urina. O novo sistema, que vai ajudar a preparar a estação para uma tripulação maior de seis pessoas, destila, filtra, ioniza e oxida líquidos, o que vai fazer com que o café de ontem seja o café de hoje, segundo um astronauta.

BBC Brasil |

O novo sistema de reciclagem de líquidos custou US$ 250 milhões à Nasa. Mas o objetivo principal da agência americana não é ambiental.

Com os ônibus espaciais se aposentando dentro de dois anos, a Nasa precisará de outra forma de garantir que a tripulação na Estação Espacial tenha fornecimento de água potável.

"Quando os ônibus espaciais se aposentarem, nosso belo sistema de entrega de água será encerrado", disse Sandra Magnus, astronauta da Endeavour, que vai ficar na estação durante quatro meses.

"E também teremos seis pessoas na estação, então nossas exigências (em termos) de água vão aumentar", acrescentou.

Gravidade zero
A Nasa não tem planos de usar o novo sistema imediatamente, os engenheiros querem analisar amostras para ter certeza de que a reciclagem de líquidos funciona de forma adequada em gravidade zero.

O sistema passou por vários testes na Terra. Os líquidos reciclados foram provados sem que os voluntários soubessem o que eram antes - um dos testes comparava a urina reciclada à água de torneira reciclada.

"Algumas pessoas podem achar que é muito nojento, mas, se for feito da forma correta, você processa água que é mais pura do que a que bebe na Terra", disse a astronauta Heidemarie Stefanyshyn-Piper, que viajou na Endeavour.

O comentário mais freqüente foi a respeito de um leve gosto de iodo na água, segundo Bob Bagdigian, que supervisionou o desenvolvimento do sistema de reciclagem de líquidos para a Nasa.

O iodo é acrescentado no estágio final do processo para controlar a proliferação de micróbios.

"Fora isso, (a água) é tão refrescante como qualquer outra", afirmou Bagdigian. "Tenho um pouco em minha geladeira. Acho que tem um gosto bom."
Maio
Os planos da Nasa de dobrar a tripulação da Estação Espacial Internacional de três para seis pessoas devem ser colocados em prática em maio de 2009.

O ônibus espacial Endeavour também levou para a estação compartimentos para dormir, mais equipamentos de ginástica, uma cozinha compacta e, mais importante, um segundo banheiro.

"Com seis pessoas, você realmente precisa de uma casa de dois banheiros", afirmou Magnus. "É bem mais conveniente e mais eficiente."
Os astronautas também planejam trabalhar no sistema de energia solar da estação. Quatro caminhadas espaciais estão previstas para iniciar os concertos necessários para virar os painéis solares em direção ao Sol.

A viagem é a quarta e última missão do ano. No total, a Nasa planeja outras dez viagens antes que a frota de ônibus espaciais seja aposentada em 2010.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG