Novo destróier iraniano testa lançamento de míssil--mídia

TEERÃ (Reuters) - Um novo destróier iraniano realizou o lançamento de um míssil terra-terra num teste realizado no Golfo Pérsico nesta terça-feira, informou a agência de notícias iraniana Fars. A República Islâmica, envolvida em um crescente conflito com o Ocidente sobre seu programa nuclear, frequentemente anuncia avanços de suas capacidades militares e realiza testes de mísseis em uma aparente tentativa de mostrar sua prontidão para um eventual contra-ataque.

Reuters |

Israel e os Estados Unidos não descartaram a possibilidade de ação militar contra o Irã se a diplomacia for incapaz de resolver o impasse sobre o programa nuclear do país, que o Ocidente teme ter como objetivo a construção de bombas e que Teerã afirma ser para a geração pacífica de energia.

A Fars disse que o destróier Jamaran, o primeiro navio de guerra desse tipo construído pelo Irã e lançado na semana passada em cerimônia que contou com a presença do líder supremo do país, aiatolá Ali Khamenei, lançou com sucesso o míssil Nour (Luz).

"O sistema de mísseis do destróier foi testado e o lançamento do míssil terra-terra Nour em direção a um alvo definido foi realizado com sucesso", disse a agência semioficial de notícias.

Grande parte do equipamento naval iraniano foi produzida antes da Revolução Islâmica de 1979 e foi feita pelos EUA.

Os Estados Unidos disseram em janeiro que haviam aumentado seus sistemas de defesa contra mísseis na região ao redor do golfo Pérsico -- um canal crucial para o fornecimento global do petróleo -- para se opor ao que o país vê como sendo uma ameaça crescente de mísseis do Irã.

O Irã condenou a medida e acusou Washington de promover "fobia ao Irã".

(Reportagem de Hashem Kalantari e Hossein Jaseb)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG