muito firme com o Irã - Mundo - iG" /

Novo chanceler italiano promete ser muito firme com o Irã

MILÃO (Reuters) - O novo chanceler italiano, Franco Frattini, disse em entrevista publicada na quinta-feira pelo Financial Times que seu país deve seguir o exemplo de outras potências européias e dos Estados Unidos, que são muito firmes a respeito do Irã. O político conservador afirmou também que a Itália pretende agir como facilitadora entre Irã e EUA para melhorar o diálogo entre esses países.

Reuters |

'A Itália vai se empenhar para realmente entrar no clube [dos que pressionam] o Irã', disse ele ao jornal. 'A Itália não ficará isolada por um grupo restrito de parceiros europeus mais os EUA.'

Os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança --EUA, França, Grã-Bretanha, Rússia e China-- mais a Alemanha estão tentando convencer o Irã a abandonar seu programa de enriquecimento de urânio, em troca de benefícios políticos e comerciais.

O Ocidente suspeita que o Irã tenha intenção de desenvolver armas nucleares, e a ONU já impôs três pacotes de sanções ao país devido à sua recusa em suspender as atividades de enriquecimento de urânio --que Teerã diz ser um direito seu, com finalidades exclusivamente pacíficas de geração de eletricidade.

Além disso, os EUA também acusam o Irã de armar milícias xiitas no vizinho Iraque. Teerã afirma que a instabilidade iraquiana é resultado da ocupação norte-americana.

Frattini, que já foi comissário (ministro) de Justiça e Segurança da União Européia, defendeu que a Itália aproveite suas relações comerciais com o Irã, mas não quis dizer se seria favorável a sanções específicas contra o setor energético iraniano.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG