Novo chanceler colombiano inicia amanhã visita ao Brasil

Bogotá, 12 ago (EFE).- O ministro das Relações Exteriores da Colômbia, Jaime Bermúdez, que assumiu o cargo no mês passado, iniciará amanhã, a convite do Itamaraty, sua primeira visita ao Brasil, onde vai fortalecer as relações entre os dois países, anunciou hoje o funcionário.

EFE |

Bermúdez, que até pouco atrás era embaixador na Argentina e tomou posse como chanceler em 17 de julho, disse, em entrevista coletiva, que seu colega brasileiro, Celso Amorim, convidou-o para ir a Brasília pouco após sua nomeação.

O ministro colombiano lembrou que, em 19 de julho, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve em Bogotá, onde se reuniu com o chefe de Estado colombiano, Álvaro Uribe, e ressaltou que o Brasil é "um aliado estratégico da Colômbia".

"O Brasil o é na medida que temos excelentes relações (...)", afirmou Bermúdez.

O chanceler da Colômbia também ressaltou que, no mesmo dia em que tomou posse, recebeu um telefonema de Amorim, "que, muito generosamente", convidou-o para ir até Brasília.

O ministro colombiano destacou que "o Palácio de Itamaraty (sede do Ministério das Relações Exteriores do Brasil) talvez seja a Chancelaria com a melhor reputação do mundo, em termos de profissionalização e prestígio".

Bermúdez lembrou que a Chancelaria colombiana "tem com o Itamaraty acordos que permitem o apoio recíproco" e que, em sua viagem a Brasília, quer "aprofundar e aprender diretamente como (os diplomatas brasileiros) conduzem sua política externa". EFE gta/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG