Novo acampamento de refugiados afegãos desmantelado nos arredores de Calais

Paris, 29 set (EFE).- A Polícia francesa desmantelou hoje um acampamento de refugiados afegãos nos arredores da cidade de Calais, anunciou o governador regional do departamento (delegado do Governo), Pierre de Bousquet de Florien.

EFE |

"Está se desmantelando um acampamento de afegãos e temos outros projetos para os próximos dias", disse à emissora de rádio "France Info" Bousquet de Florien, que não deu a localização exata nem o número de pessoas afetadas.

Esta operação policial se produz uma semana depois da polêmica operação das forças da ordem quando detiveram 276 imigrantes, em sua maioria afegãos, em outro acampamento nos arredores de Calais conhecido como "A Selva" e que foi posteriormente arrasado com escavadeiras para evitar que os imigrantes voltassem a instalar-se.

Esse desmantelamento aconteceu na presença de dezenas de jornalistas que tinham sido advertidos da intervenção policial, ao contrário do ocorrido hoje.

O governador regional assinalou que "há meses, realizamos uma política de forte pressão contra as redes e realizamos pelo menos uma operação semanal, não necessariamente com barulho, mas sim com eficácia".

Assegurou que enquanto em junho havia cerca de 1.100 a 1.200 imigrantes clandestinos em Calais, porto desde onde tentam passar ao Reino Unido, agora "não são provavelmente mais que 300 ou 400".

As ONGs que prestavam socorro aos imigrantes ilegais criticaram a ineficácia deste tipo de operações e asseguraram que só servem para fazer mais difícil a vida dos imigrantes e tirá-los da circulação um tempo. EFE ac/fk

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG