Nove pescadores vietnamitas são encontrados à deriva

Detenção dos vietnamitas foi o mais recente incidente em uma rede de disputas territoriais no Mar da China Meridional

Reuters |

Nove pescadores vietnamitas que foram detidos pela China próximo a ilhas disputadas em setembro foram liberados na semana passada e encontrados depois de se perderam em alto mar, disse o governo vietnamita.

A detenção dos marinheiros vietnamitas foi o mais recente incidente em uma rede de disputas territoriais complexas no Mar da China Meridional, e havia ameaçado se tornar uma perturbação na reunião entre ministros da Defesa da região Ásia-Pacífico em Hanoi na semana passada.

A China libertou os marinheiros em 11 de outubro --exatamente um mês depois de serem detidos e um dia antes da reunião entre os ministros da Defesa.

Mas eles não haviam retornado ao porto central do Vietnã dentro do período previsto, gerando receios e levando o Vietnã a pedir ajuda aos chineses na busca pelo barco.

O site do governo vietnamita na Internet informou que o motor do barco havia morrido e os que o navio de patrulha os encontrou à deriva. Eles foram levados a uma ilha no arquipélago disputado de Paracel, próximo de onde haviam sido detidos inicialmente.

    Leia tudo sobre: VIETNãPESCADORES

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG