Novas manifestações em Atenas e no resto do país

Mais de mil jovens se manifestavam nesta segunda-feira diante da direção da polícia de Atenas, no centro da cidade, contra a morte de um adolescente baleado por um policial em 6 de dezembro, enquanto outros protestos prosseguiam no resto do país.

AFP |

Um importante cordão das forças antidistúrbios e veículos blindados foram posicionados diante do prédio policial.

Pouco antes, 100 jovens e militantes da esquerda se reuniram no Palácio da Justiça, à espera do comparecimento de um grupo de seis jovens detidos no fim de semana quando foram reiniciados os distúrbios.

No fim de semana, após oito dias de violentos protestos, a capital grega teve um domingo tranqüilo.

Os estudantes se reuniram durante a tarde nas escolas e universidades ocupadas para decidirem ações futuras. Eles já anunciaram uma manifestação no início da tarde de segunda-feira na avenida Alexandras, diante da direção da polícia de Atenas.

No início da noite de domingo, mais de 200 moradores do bairro de Exarchia depositaram flores e velas no local onde Alexis Grigoropoulos foi morto pela polícia, para prestar uma homenagem ao adolescente.

Em Salônica, norte do país, uma centena de jovens circulando de bicicleta e de moto distribuíram na tarde de domingo panfletos hostis aos policiais. Nenhum incidente foi registrado.

Na noite de sábado, quase 100 jovens encapuzados lançaram coquetéis molotov contra uma delegacia de Exarchia. As forças da ordem responderam com bombas de gás lacrimogêneo para dispersar os jovens, que perseguiram em seguida nas ruas próximas.

Em Salônica, na noite de sábado, 100 jovens quebraram as janelas de um ginásio antes de se refugiar em uma universidade.

Além disso, desconhecidos atiraram coquetéis molotov contra uma agência bancária no bairro de Panormou, provocando danos mínimos. Dois carros de luxo foram incendiados no bairro de Neo Psychiko, ao norte da capital grega.

Coquetéis molotov já tinham sido atirados no fim da tarde de sábado contra dois bancos e um escritório do ministério do Meio Ambiente, no bairro de Patission, provocando danos materiais.

A polícia anunciou 86 detenções em Atenas durante o dia e a noite de sábado.

php/yw/fp/cn

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG