Novartis registra queda no lucro mas tem boas perspectivas

O grupo farmacêutico suíço Novartis anunciou uma queda de 12% do lucro líquido no primeiro semestre de 2009, em consequência das taxas cambiais desfavoráveis e da compra da Alcon, mas reiterou que prevê resultados recordes para o conjunto de 2009.

AFP |

No primeiro semestre de 2009, o lucro líquido da Novartis caiu a 4,019 bilhões de dólares, contra US$ 4,574 bilhões entre janeiro e junho de 2008.

O volume semestral de negócios foi de 20,255 bilhões de dólares, uma queda de 2% na moeda americana.

A baixa do lucro líquido é explicada pelos efeitos desfavoráveis da taxa de câmbio e pela compra da Alcon, líder mundial de produtos oftalmológicos, segundo o laboratório.

O resultado operacional caiu 5% em dólares (US$ 4,711 bilhões), mas cresceu 11% em moeda constante e fora dos elementos excepcionais.

No segundo trimestre, o lucro líquido teve queda de 10%, a 2,044 bilhões de dólares.

Mas a Novartis reafirma em um comunicado que espera "um excelente resultado operacional em 2009 e resultados recorde em moedas constantes".

A empresa afirma que avança "rapidamente na produção e comercialização de uma vacina contra o vírus H1N1 (gripe suína)" e informa que recebeu pedidos em negociações com mais 35 governos.

Apenas com os Estados Unidos foram dois contratos por um total de 979 milhões de dólares para a compra futura da vacina.

bur-pre/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG