Nova York terá memorial do 11 de Setembro a tempo para 10º aniversário

Nova York contará com um memorial em homenagem às 3.000 vítimas do 11 de Setembro a tempo para o 10º aniversário dos atentados, anunciaram as autoridades, nesta quinta-feira.

AFP |

"Estou orgulhoso de poder anunciar hoje que resolvemos as 15 questões fundamentais que paralisaram o projeto", disse à imprensa o governador de Nova York, David Paterson, ao apresentar um balanço da reconstrução do "Marco Zero", região devastada pelos atentados terroristas.

O projeto inclui a reconstrução dos arranha-céus, que serão erguidos onde ficavam as Torres Gêmeas do World Trade Center, incluindo uma "Torre da Liberdade" de 541 metros, prevista para final de 2013.

Embora o memorial às vítimas não vá estar, muito provavelmente, concluído até 11 de setembro de 2011, nessa data, a obra já estará adiantada o suficiente para começar a receber visitantes.

Paterson anunciou ainda que o terminal de transporte de trens e ônibus ficará pronto em 2014, um ano depois do inicialmente previsto.

O novo projeto do terminal, declarou Paterson, "conserva a visão do arquiteto (espanhol) Santiago Calatrava, mas permite economizar custos e tempo, além de aumentar sua capacidade".

"Hoje, temos um projeto para transformar as 16 áreas do Marco Zero em um robusto complexo de negócios, transporte e turismo", disse Paterson.

ltl/tt

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG