Nova vacina contra gripe das aves pode proteger mais

Uma nova vacina contra a gripe das aves que está sendo desenvolvida por pesquisadores americanos pode proteger mais, durar mais e ser produzida mais facilmente que que as vacinas existentes.

AFP |

A vacina protegeu ratos de laboratório da infecção pela gripe aviárias durante mais de um ano e os pesquisadores acreditam que terá resultados similares em humanos.

Também é suficientemente ampla para proteger contra algumas mutações do vírus, segundo um estudo publicado pelo Journal of Infectious Diseases.

O autor do estudo, Suresh Mittal, da Universidade Purdue, e seus colegas usaram uma versão modificada de um vírus comum da gripe e incluíram moléculas que estimulam o sistema imunitário do corpo.

A cepa H5N1 da gripe aviária já matou 240 pessoas em todo o mundo desde o fim de 2003, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Os especialistas temem que o vírus, que contagia de aves a humanos, sofra uma mutação e seja mais facilmente transmissível entre as pessoas, desatando uma epidemia mundial.

A única vacina atualmente aprovada pelos Estados Unidos requer uma dose muito alta, que funciona apenas em 60% dos imunizados e não protege contra novas cepas do vírus H5N1.

mso/cn

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG