Nova pesquisa aponta clara vitória de governistas em Portugal

Lisboa, 24 set (EFE).- Uma pesquisa divulgada esta noite pela imprensa local aponta, pela primeira vez, uma clara vitória do governante Partido Socialista (PS) nas eleições legislativas do próximo domingo em Portugal.

EFE |

A sondagem foi concluída na segunda-feira, em pleno escândalo sobre uma eventual espionagem envolvendo o presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, e dá ao PS 40% das intenções de voto, frente a apenas 31,6% de seu principal adversário, o Partido Social-Democrata (PSD, centro-direita).

O partido do primeiro-ministro, José Sócrates, que governa com maioria absoluta e tinha em pesquisas anteriores entre três e seis pontos de vantagem sobre os rivais, amplia a diferença para mais de oito e desfaz, segundo os autores da sondagem, o empate técnico que era previsto.

A pesquisa foi feita entre os últimos dias 18 e 21 deste mês, quando veio à tona a segunda parte do escândalo sobre a suposta espionagem governamental ao conservador Cavaco Silva.

O assunto foi denunciado primeiro por um jornal em agosto, mas na semana passada outro diário revelou que a fonte da informação era um assessor próximo ao presidente.

Embora Cavaco, líder histórico do PSD, tenha dito que não faria comentários sobre o assunto durante a campanha, na segunda-feira demitiu o colaborador em questão.

Desde então, tanto o PS como os partidos da esquerda insistiram em pedir explicações ao chefe do Estado e em considerar que a suposta espionagem foi uma "invenção" de seus seguidores. EFE ecs/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG