Nova Orleans retoma rotina aos poucos após passagem do furacão Gustav

Centenas de pessoas faziam fila nesta quinta-feira para conseguir gelo e comida nos subúrbios de Nova Orleans, enquanto a cidade lentamente retoma sua vida normal, três dias depois da passagem do furacão Gustav.

AFP |

Mais de 900.000 lares permanecem sem eletricidade nas áreas afetadas na segunda-feira pelo Gustav.

Ray Nagin, prefeito de Nova Orleans, declarou-se muito feliz com a previsão de que a eletricidade estaria restabelecida em quase toda a cidade até o final de semana, e que os dois milhões de habitantes que foram evacuados começariam a ser trazidos de volta na sexta-feira.

Os funcionários estão tão otimistas em relação à recuperação da cidade que o time de futebol americano local, o New Orleans Saints, jogará uma partida no Superdome (o mega estádio que abrigou milhares de vítimas do Katrina em 2005) no próximo domingo.

"As pessoas querem relaxar, querem pensar em outra coisa. Os Saints sempre foram um bom remédio mental para esta região", disse o presidente do distrito de Jefferson, Aaron Broussard.

Nesta quinta-feira, do lado de fora do Superdome, voluntários do Exército da Salvação serviam comida para aqueles que ficaram na cidade, e que pouco podem fazer em casa sem luz elétrica e com as lojas fechadas.

A situação, no entanto, não era tão tranqüila em lugares mais atingidos pelo furacão, como os distritos de St. James, Terrebonne e LaFourche, onde as redes de água e esgoto também foram afetadas.

Para os habitantes desses distritos que voltavam para casa, as autoridades recomendavam que fervessem a água antes de beber ou cozinhar e não dessem descarga no banheiro.

Com o retorno de cada vez mais habitantes, estações de água improvisadas distribuíam gelo, água, lonas e mantimentos militares prontos para consumo.

Em alguns postos de distribuição, as filas se estendiam por quilômetros, com as pessoas esperando dentro de seus carros.

gc/ap/LR

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG