Nova Orleans entra em alerta por depressão tropical

Fenômeno deve levar chuvas torrenciais aos EUA, enquanto furacão Katia é rebaixado para categoria de tempestade tropical

EFE |

AFP
Imagem de satélite mostra depressão tropical se aproximando da costa americana

A 13ª depressão tropical da temporada de furacões no Atlântico colocou a cidade americana de Nova Orleans em alerta nesta quinta-feira, enquanto Katia, novamente rebaixada à categoria de tempestade tropical, mantém ventos máximos sustentados de 110 km/h.

Segundo o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC, na sigla em inglês), às 8h (horário de Brasília), a depressão tropical estava localizada 345 quilômetros a sudoeste da desembocadura do rio Mississippi e cerca de 405 quilômetros sul-sudeste de Porto Arthur, no Texas, com ventos máximos de 55 km/h.

A expectativa é de que a depressão continue se deslocando lenta e erraticamente no sentido noroeste ou norte na sexta-feira e no sábado, afirmou o centro de monitoramento. "De acordo com a trajetória prevista, o centro do ciclone deve se aproximar da costa no sul do Louisiana durante o final de semana", disse o NHC.

Um alerta de tempestade tropical está em vigor para Pascagoula, no Mississippi, estendendo-se para o oeste até Sabine Pass, no Texas, incluindo a cidade de Nova Orleans. Se a depressão se intensificar para uma tempestade, será nomeado Lee. Depressão tropicais se tornam tempestades com nome quando seus ventos excedem 63 km/h, e se tornam furacões quando seus ventos atingem 119 km/h

Grandes produtores de petróleo e gás natural no Golfo do México suspenderam parte da produção e retiraram trabalhadores do local na quinta-feira.

Também na quinta-feira, o furacão Katia foi rebaixado para a categoria de tempestade, embora ainda possa voltar a ganhar força. Katia se encontra 1.205 km ao nordeste das ilhas Lewward e, segundo meteorologistas, é cedo para prever se chegará ao continente.

No fim de semana, o furacão Irene deixou mais de 40 mortos e provocou inundações em várias regiões da costa leste dos EUA.

Com EFE

    Leia tudo sobre: atlânticodepressão tropicalkatianova orleans

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG