Nova legislatura italiana começará em 29 de abril

Roma, 15 abr (EFE).- A 16ª legislatura italiana vai começar em 29 de abril, dia para o qual foi marcada a primeira sessão do novo Parlamento e quando terão início os trâmites para a formação do novo Governo.

EFE |

O primeiro passo será a escolha dos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado. Em seguida, as duas Casas vão ser organizar.

Na Câmara dos Deputados, depois da primeira sessão, os legisladores terão dois dias para comunicar sua adesão a um partido político. Já no Senado, o prazo para isso será de 72 horas.

Uma vez definidos os grupos parlamentares, o presidente da República, Giorgio Napolitano, dará início às consultas com as diferentes legendas para a eleição do presidente do Conselho, cargo que provavelmente ficará com o candidato mais votado no pleito.

Como o partido de Silvio Berlusconi, o Povo da Liberdade (PDL), obteve a maioria absoluta no Senado e na Câmara dos Deputados, caberá a ele formar o novo Executivo.

Para a formação do Governo, não existem prazos preestabelecidos.

Por enquanto, é impossível saber com exatidão quando este processo será concluído, mas a previsão é que, levando em consideração eleições anteriores, ele chegue ao fim em meados de maio. EFE ebp/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG