Nova imagem de Radovan Karadzic estampada na capa de jornal sérvio

O jornal sérvio Blic publicou nesta quinta-feira em sua capa uma fotografia de Radovan Karadzic com sua nova imagem, sem barba, mais magro, com o cabelo grisalho, curto e penteado, sem o disfarce de doutor Dragan Dabic que havia adotado na clandestinidade.

AFP |

"É ele!", intitulou o periódico apresentando a fotografia do ex-líder político dos sérvios da Bósnia, tirada "antes de ser transferido para Haia".

Karadzic aparece com uma expressão serena, um leve sorriso nos lábios, a cabeça inclinada, usando uma pequena corrente dourada.


Sérvio lê jornal que estampou Karadzic na capa / AP

O Blic publicou outra fotografia nas páginas internas, desta vez com o líder sentado, com expressão mais séria, olhar sombrio e com as mãos apoiadas sobre os joelhos. Vestia uma camisa "azul claro com um pequeno emblema com a bandeira dos Estados Unidos", indicou o jornal.

O Blic apresenta estas fotos como "exclusivas".

O ex-líder político dos sérvio-bósnios deverá fazer sua primeira aparição pública em anos nesta quinta-feira ao se apresentar diante de um juiz do TPI.

Quem é Radovan Karadzic?

Karadzic foi indiciado por planejar o massacre de cerca de oito mil muçulmanos bósnios em Srebrenica e pelos 43 meses de cerco a Sarajevo, onde mais de 11 mil pessoas morreram em virtude dos bombardeios, disparos de franco-atiradores, desnutrição e falta de atendimento médico.

Pouco se sabe sobre o que o ex-líder fez nos anos que ficou foragido. Relatos nunca confirmados dão conta de que se disfarçou de padre ortodoxo e morou em monastérios, levando uma vida secreta sob a proteção de nacionalistas radicais presentes no Exército e na polícia.

Nos últimos anos, passou a viver na capital sérvia usando um nome falso, fingindo ser um praticante de medicina alternativa e usando barba longa, cabelo comprido e óculos grossos para esconder o rosto. Muitos nacionalistas consideram-no um herói vitimado pela propaganda anti-Sérvia.

Leia mais sobre: Radovan Karadzic

    Leia tudo sobre: radovan karadzic

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG