séria ameaça à saúde nos EUA, afirma Conselho - Mundo - iG" /

Nova gripe é séria ameaça à saúde nos EUA, afirma Conselho

Washington, 24 ago (EFE).- A nova gripe se transformou em uma séria ameaça para a saúde nos Estados Unidos, o que torna essencial acelerar a produção e o fornecimento de vacina para combater a doença, segundo um relatório de especialistas divulgado hoje pela Casa Branca.

EFE |

O documento, elaborado pelo Conselho Presidencial de Assessores em Ciência e Tecnologia (PCAST, na sigla em inglês), avalia a resposta que a Administração de Barack Obama deu à propagação do vírus nos últimos meses, e fornece uma série de recomendações a respeito.

Entre elas se destaca a de acelerar a preparação da vacina para que seja distribuída aos grupos mais vulneráveis, uma tarefa que, segundo o Departamento de Saúde, só estará concluída no Dia de Ação de Graças, comemorado este ano em 26 de novembro.

Segundo os especialistas, o previsível ressurgimento do vírus no outono (hemisfério norte), somado ao início do ano letivo poderiam causar a infecção de entre 30% e 50% da população do país, e provocar 1,8 milhão de hospitalizações e 90 mil mortes entre crianças e jovens.

Além de acelerar a produção da vacina, os especialistas recomendam "facilitar o desenvolvimento de outros antivirais, favorecer a implantação de pontos de diagnóstico rápido, e melhorar a vigilância médica e as medidas de supervisão dos animais".

Também acham necessário atualizar o sistema de monitoração da epidemia, acelerar o desenvolvimento de estratégias de comunicação para divulgar mensagens de saúde pública, e criar uma figura na Casa Branca cuja missão seja coordenar as decisões que dizem respeito à epidemia nos diferentes departamentos.

O conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, John Brennan, assegurou em comunicado que Obama discutiu todos estes aspectos com o Conselho e agradeceu suas recomendações, que transmitiu aos departamentos de Saúde, Educação e Segurança Nacional. EFE llb/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG