Nova ferramenta do Google rastreia gripe nos EUA

O Google lançou uma nova ferramenta de internet para ajudar a rastrear o contágio por gripe nos Estados Unidos. A empresa de buscas online afirma que os americanos que ficam doentes procuram conselhos na internet através do Google sobre como combater gripe antes mesmo de ir ao médico.

BBC Brasil |

Segundo o repórter da BBC Greg Morsbach, o Google implantou uma ferramenta que registra os pedidos de buscas para palavras comuns como "sintomas de gripe" ou "dores musculares".

A idéia é mapear grupos de pessoas infectadas pela gripe nos Estados Unidos para tentar rastrear a contaminação pela doença. A companhia também tem planos de expandir este sistema para outros países.

Confiabilidade
A nova ferramenta, chamada "Google Flu Trends" (Tendências de Gripe Google, em tradução literal) pode funcionar como um sistema de alerta antecipado para os usuários de internet.

Se forem detectados muitos casos de gripe na área em que a pessoa vive, então o usuário da ferramenta será alertado a tomar medidas preventivas para evitar a doença.

Segundo o Google, os primeiros testes da nova ferramenta mostraram o "Google Flu Trends" pode detectar surtos regionais de gripe até dez dias antes do que as autoridades americanas do setor de saúde.

Um especialista em saúde da Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou à BBC que a nova ferramenta do Google terá que melhorar seu nível de confiabilidade para o futuro.

Mas, segundo ele, a ferramenta já pode ser muito útil em países nos quais as autoridades de saúde não têm um banco de dados confiável para doenças contagiosas.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG