lutará contra Israel nos territórios palestinos - Mundo - iG" /

Nova facção anuncia que lutará contra Israel nos territórios palestinos

Gaza, 4 out (EFE) - Uma nova facção armada denominada Brigadas do Hisbolá na Palestina anunciou sua fundação nos territórios palestinos com o objetivo de lutar contra Israel, revelou o próprio grupo em comunicado divulgado neste sábado.

EFE |

O texto, cuja autenticidade ainda não foi comprovada, destaca que os objetivos da facção são "realizar a Jihad (Guerra Santa) em nome de Alá e resistir aos inimigos do Islã".

A nota acrescenta que o grupo foi criado "depois que algumas facções renunciaram à luta contra a ocupação israelense", em aparente alusão ao Movimento de Resistência Islâmica (Hamas), que controla a Faixa de Gaza e firmou um cessar-fogo com Israel em junho.

"Somos um grupo de Jihad sunita, que não tem nada a ver com a política", indica o comunicado, que também ressalta que suas ações não "ultrapassarão o interesse geral".

Os membros da nova facção são antigos milicianos de diferentes grupos palestinos como o nacionalista Fatah, ou os islâmicos Hamas e Jihad Islâmica, assim como guerrilheiros de partidos de esquerda, acrescenta o documento.

Apesar do nome, a facção negou qualquer vinculação com a milícia xiita libanesa Hisbolá, "exceto no fator comum de fazer parte da resistência islâmica e do amor à forma com a qual o Hisbolá (Partido de Deus) realiza sua resistência".

O texto conclui com que as Brigadas do Hisbolá na Palestina "apóiam os esforços para alcançar uma reconciliação nacional" entre os movimentos rivais Hamas e Fatah. EFE sar/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG