Notre-Dame-du-Laus é reconhecido como lugar oficial de peregrinação

Paris, 4 mai (EFE).- O santuário Notre-Dame-du-Laus, localizado em um vale alpino da França, se tornou hoje local oficial de peregrinação, com o reconhecimento pela Igreja Católica das aparições de Nossa Senhora a uma jovem pastora no século XVII.

EFE |

"Reconheço a origem sobrenatural das aparições e dos fatos vividos e narrados por Benoite Rencurel, ocorridos entre 1664 e 1718", declarou o bispo de Gap (sudeste da França), Jean-Michel di Falco, durante a missa solene celebrada no santuário.

O ofício, retransmitido por uma cadeia pública de televisão, foi assistido por 20 bispos e cardeais, assim como pelo núncio apostólico na França.

É a primeira vez em 146 anos que a Igreja Católica reconhece aparições de Nossa Senhora na França.

O caso anterior havia sido o do santuário de Lourdes, que em setembro recepcionará o papa Bento XVI neste ano de celebrações do 150º aniversário da primeira visita de Maria à Bernadette Soubirous, em 1858.

Quase dois séculos antes, em 1664, segundo informações oficiais da Igreja, Nossa Senhora começou a aparecer à pastora Benoite Rencurel, de 17 anos, próximo ao povoado onde cuidava do rebanho.

Após as aparições quase diárias durante quatro meses, Nossa Senhora pediu a ela que construísse uma igreja e uma casa para acolher sacerdotes, explica o santuário, segundo o qual Benoite continuou recebendo visitas até sua morte, em 1718.

O processo de beatificação de Benoite está em curso e uma das condições era o reconhecimento oficial das aparições pela Igreja.

"Este reconhecimento equivale a dizer aos peregrinos: 'Podeis vir aqui com toda confiança'", explicou hoje o bispo.

Os peregrinos não esperaram o sinal verde oficial de Roma para ir ao santuário de Notre-Dame-du-Laus e receber unções com um óleo que conferiria poderes de cura: calcula-se que cerca de 130 mil peregrinos visitem anualmente o santuário. EFE ao/bm/gs

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG