Noruegueses começam a votar nas legislativas

Os noruegueses começaram a votar neste domingo na metade das municipalidades do país, entre elas Oslo, em eleições legislativas que se anunciam muito acirradas entre a atual coalizão de esquerda no poder e a oposição de direita.

AFP |

Por razões práticas, 205 dos 430 municípios noruegueses permitem que seus habitantes votem em dois dias, mas, em nível nacional, a data oficial das legislativas é esta segunda-feia, dia 14.

A coalizão no poder do primeiro-ministro trabalhista, Jens Stoltenberg, e a oposição de dilreita estão virtualmente empatadas nas pesquisas.

Uma pesquisa de intenção de votos publicada neste domingo dá ao governo uma leve maioria com 85 cadeiras sobre um total de 169, enquanto que o bloco "burguês" conseguiria 83. A última cadeira seria para o partido de extrema-esquerda Roedt.

Quinto exportador mundial de petróleo e terceiro exportador mundial de gás, a Noruega constitui um dos maiores fundos soberanos do mundo. No fim de junho, esse fundo petroleiro somava 277 bilhões de euros.

phy/cn

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG