Noruega prende 3 pessoas ligadas à Al-Qaeda

Segundo investigação da polícia norueguesa, detidos planejavam atos terroristas

AFP |

Os serviços de inteligência noruegueses (PST) anunciaram nesta quinta-feira a detenção de três pessoas vinculadas indiretamente à rede terrorista islâmica Al-Qaeda e que planejavam um atentado terrorista em local não especificado.

A diretora do PST, Janne Kristiansen, informou em entrevista coletiva em Oslo que os detidos tinham contatos no exterior, relacionados à Al-Qaeda e que estão incluídos em investigações de casos de terrorismo nos Estados Unidos e no Reino Unido.

Os suspeitos foram identificados como um indivíduo de 39 anos e de nacionalidade norueguesa, mas original da minoria chinesa iugur, um curdo-iraquiano de 37 anos e um uzbeque de 31 anos, informou o PST. Os três possuem permissão legal para morar na Noruega.

Os detidos, acusados de violar o parágrafo 147 do Código Penal norueguês para casos de terrorismo, ficam à disposição judicial em um tribunal de Oslo, com pedido de prisão preventiva por associação terrorista e por planejar um atentado.

Kristiansen qualificou o caso de "grave" e declinou dar mais detalhes da detenção e da acusação concreta para não atrapalhar a investigação da polícia norueguesa.


    Leia tudo sobre: Al-QaedaatentadosNoruega

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG