Noruega diz que Rússia suspendeu cooperação militar com a Otan

OSLO (Reuters) - A Noruega, membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), afirmou que a Rússia decidiu suspender a cooperação militar com a aliança liderada pelos Estados Unidos, após as críticas ocidentais à intervenção militar russa na Geórgia. O embaixador russo na Otan minimizou o congelamento, que não foi confirmado por outros integrantes da Otan ou pela Rússia, que disse que a decisão era em caráter temporário, em caráter regional, não em caráter global.

Reuters |

'A Noruega percebeu que a Rússia decidiu por enquanto 'congelar' todas as cooperações militares com a Otan e países aliados', afirmou o Ministério da Defesa da Noruega, em comunicado divulgado em seu site.

Um porta-voz do ministério disse à Reuters que Moscou enviou 'uma mensagem' para Oslo sobre o congelamento, mas não deu mais detalhes.

O enviado russo Dmitry Rogozin disse esperar que o processo de redução os contatos regulares entre a Otan e Moscou não seja 'do interesse de ninguém'.

'Decisões temporárias sobre a atual cooperação estão sendo tomadas, não sobre a cooperação no geral', disse Rogozin à Reuters.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG