Noruega cria grupo de grandes países para combater o desmatamento

O primeiro-ministro norueguês, Jens Stoltenberg, anunciou nesta terça-feira a criação de um grupo reunindo os principais países do planeta que possuam florestas, com o objetivo de combater o desmatamento.

AFP |

O grupo, que incluirá as nações com selvas tropicais - Brasil, Indonésia, Guiana, Gabão, Papua-Nova Guiné -, terá como missão coordenar e promover medidas relacionadas à próxima conferência das Nações Unidas sobre o clima, prevista para o final de 2010 no México.

"O desmatamento nos países em desenvolvimento já é responsável por 17% das emissões mundiais de gases de efeito estufa", afirmou Stoltenberg em comunicado.

"As medidas de proteção das florestas tropicais podem representar um terço das reduções necessárias de emissões até 2020", acrescentou.

Noruega, que figura entre os principais exportadores de hidrocarbonetos do mundo, converteu a luta contra o desflorestamento num de seus principais objetivos na luta contra o aquecimento climático.

Na conferência de Copenhague, Oslo aceitou contribuir com um bilhão de dólares num fundo de ajuda imediata de 3,5 bilhões de dólares no período 2010-2012 de luta contra o desmatamento.

phy/ycl/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG