Norte-coreanos comemoram em massa teste nuclear

Seul, 27 mai (EFE).- A Coreia do Norte organizou ontem uma grande manifestação para celebrar seu segundo teste nuclear anunciado na segunda-feira, informou a agência norte-coreana KCNA, citada pela sul-coreana Yonhap.

EFE |

A comemoração aconteceu em Pyongyang e foi "em massa", segundo a agência estatal norte-coreana.

A Coreia do Norte costuma organizar este tipo de celebração com fins propagandísticos e para fortalecer a unidade interna do país comunista.

A Coreia do Norte realizou seu segundo teste nuclear nesta segunda-feira em resposta à condenação do Conselho de Segurança da ONU pelo lançamento de seu foguete de longo alcance.

Choe Thae-bok, secretário do Comitê Central do Partido dos Trabalhadores do regime comunista, disse que a ameaça militar e as sanções econômicas impostas pelos Estados Unidos levaram a Coreia do Norte a realizar seu segundo teste nuclear.

Choe assegurou que esse teste tinha como objetivo "proteger os interesses supremos da Coreia do Norte, assim como defender a dignidade e soberania do país frente aos EUA", segundo a "KCNA".

Também criticou "a política hostil e viciosa" realizada pelos EUA, Japão e Coreia do Sul contra seu país.

O regime comunista aumentou as manobras militares nas regiões próximas à linha de demarcação militar com a Coreia do Sul e aumentou também a vigilância fronteiriça, segundo a "Yonhap".

A Coreia do Norte assegurou ontem que seu Exército e seus cidadãos estão prontos para um combate contra qualquer tentativa americana de um ataque preventivo. EFE ce/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG