Ketsana - Mundo - iG" /

Norte das Filipinas se prepara para novo temporal após Ketsana

Manila, 29 set (EFE).- O norte das Filipinas prepara-se para um novo temporal quase em tempo para se recuperar do anterior, a tempestade tropical Ketsana, que causou pelo menos 240 mortos na ilha de Luzon, segundo o último apuração de vítimas.

EFE |

Os meteorologistas advertiram hoje que um sistema de baixa pressão atmosférica que se aproxima ao arquipélago pelo Pacífico já se transformou em tempestade e pode transformar-se em tufão antes de tocar terra dentro de dois dias.

Em apenas 12 horas, "Ketsana" verteu sobre Manila e outras 25 províncias uma quantidade de chuva muito superior à média mensal para esta época do ano e bateu o anterior recorde de 1967.

Doa quase meio milhão de deslocados, cerca de 375 mil seguem ingressados em centros de refugiados e há 1,8 milhões de desabrigados, e o rastro de vítimas pode seguir aumentando, admite o Centro Nacional para Coordenação de Desastres.

Os danos econômicos se calculam por enquanto em 2.340 milhões de pesos (US$50 milhões).

Perante a incapacidade do Governo, cidadãos e grupos de voluntários se esforçam para fazer chegar aos desabrigados água potável, comida, roupa e remédios, e soldados dos Estados Unidos desdobrados no sul foram enviados a ajudar ao Exército nos trabalhos de repartição de material.

A presidente filipina, Gloria Macapagal Arroyo, se defendeu das críticas por sua falta de resposta perante a tragédia aumentando que foi "um evento extremo que sucede uma vez na vida (...) e que ultrapassou nossos recursos".

"Ketsana", de nome local "Ondoy", tocou terra nas Filipinas na madrugada do sábado com ventos superiores a 100 km/h e já abandonou o arquipélago com direção ao Vietnã e o sul da China.

Dezenas de pessoas morrem cada ano por inundações e enchentes no arquipélago durante a estação chuvosa, que costuma durar de junho a dezembro, e ainda se prevê que nas próximas semanas possam chegar até cinco tufões. EFE csm/fk

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG