Nome de Hillary será apresentado em convenção democrata

WASHINGTON (Reuters) - A senadora norte-americana Hillary Clinton será simbolicamente apresentada como candidata à Presidência dos Estados Unidos na convenção do Partido Democrata neste mês, embora já tenha perdido a disputa pela nomeação para Barack Obama, disseram as duas campanhas nesta quinta-feira. Obama apoiou a apresentação do nome de Hillary no evento como uma demonstração de união, disseram as campanhas em uma nota conjunta que dizia que os dois senadores estão ansiosos para uma convenção unificada por Barack Obama como o candidato do partido.

Reuters |

Hillary, a ex-primeira dama que seria a primeira mulher candidata à Presidência por um grande partido norte-americano, perdeu por pouco a batalha pela candidatura para Obama em uma exaustiva campanha que terminou em junho, meses depois de John McCain ter conseguido o direito de representar o Partido Republicano nas eleições de novembro.

Hillary passou então a apoiar Obama, o senador por Illinois que pode ser o primeiro presidente negro dos Estados Unidos, e fez um apelo para que seus partidários também o apóiem.

Mas a disputada campanha deixou muitos dos partidários de Hillary amargos e querendo mais reconhecimento para a senadora por Nova York na convenção do partido, que começa no dia 25 de agosto, já que as chances de que ela seja escolhida como a candidata à vice-presidência diminuíram.

Clinton irá discursar na segunda noite da convenção, no dia 26 de agosto, duas noites antes de Obama aceitar oficialmente a nomeação.

'Estou convencido de que honrar a campanha histórica da senadora Hillary Clinton desta maneira irá nos ajudar a celebrar este momento de definição em nossa história e garantir um partido forte e unificado', disse Obama em uma declaração preparada.

(Reportagem de Andy Sullivan)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG