Nixon contratou agentes secretos para espionar Ted Kennedy, segundo imprensa

Washington, 28 ago (EFE).- O ex-presidente dos Estados Unidos Richard Nixon contratou agentes secretos para descobrir se o recém falecido senador Ted Kennedy traía sua esposa e frear assim uma possível corrida rumo à Casa Branca, revelou hoje a imprensa americana.

EFE |

O esquema de espionagem de Nixon sobre Kennedy foi divulgado três dias depois da morte do veterano senador, devido a um câncer no cérebro, através das fitas que o próprio ex-presidente gravou das conversas com seus assessores na Casa Branca.

Em plena campanha pela reeleição em 1972, Nixon, que tinha perdido as eleições de 1960 contra John F. Kennedy, temia que o misticismo do sobrenome voltasse a atrapalhar suas intenções políticas, desta vez através da figura do prestigioso senador por Massachusetts.

"Tem alguém no serviço secreto que possa servir?", pergunta Nixon a seu assessor John Ehrlichman, em uma das fitas nas quais o próprio líder republicano gravou suas conversas mais importantes, entre 1971 e 1973, publicadas no site nixontapes.org.

"Coloque um (agente secreto) atrás dele", acrescenta o governante. "Ou dois. Isto poderia ser muito útil".

As fitas revelam que Nixon, que ocupava o Salão Oval desde 1969, tinha em mente debilitar a imagem de Kennedy ordenando que o serviço secreto de Ehrlichman seguisse cada passo do senador durante suas férias no Havaí e em Martha's Vineyard, no estado americano de Massachusetts, com o objetivo de descobrir algum deslize que desestabilizasse a imagem de seu casamento com Joan Kennedy.

A decepção de Nixon foi evidente, já que o episódio mais escandaloso que seus agentes conseguiram registrar foi Kennedy proibindo sua mulher de vestir shorts muito curtos em um evento de gala na Casa Branca.

"Está totalmente limpo", disse Ehrlichman. "Foi ao Havaí sozinho, ficou na casa de um homem e foi o homem mais correto do mundo o tempo todo". EFE llb/pd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG