Nicolas Sarkozy visitará Egito, Cisjordânia, Israel, Síria e Líbano

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, viajará nesta segunda-feira ao Egito, de onde segue depois para Cisjordânia e Israel, e visitará Síria e Líbano, na terça-feira, anunciou nesta quarta-feira a presidência francesa.

AFP |

Na segunda-feira, Sarkozy chegará de manhã ao Cairo para um café-da-manhã com o presidente egípcio, Hosni Mubarak.

Em seguida, parte para Ramalah, onde se encontrará com o presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, seguindo então para Jerusalém, onde jantará com o primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, informou o Palácio do Eliseu.

Na manhã de terça, o presidente francês viaja para Damasco, para uma reunião com o chefe de Estado sírio, Bachar al-Assad. Depois, irá a Beirute, onde se encontrará com o presidente libanês, Michel Suleiman, com o primeiro-ministro, Fuad Siniora, e com o presidente do Parlamento, Nabih Berri.

Na parte da tarde, Sarkozy irá ao sul do Líbano para visitar os soldados franceses que fazem parte da FINUL (Força das Nações Unidas no Líbano).

Mais cedo, em sua tradicional saudação de ano novo, transmitida pela televisão, o anunciou sua viagem ao Oriente Médio para "buscar os caminhos da paz", referindo-se ao conflito na Faixa de Gaza entre Israel e o movimento islamita Hamas.

"A França seguirá atuando na África, na Ásia e no Oriente Médio, aonde irei a partir de segunda-feira, porque a vocação da França é ir atrás dos caminhos da paz, em todos os lados, assim como é sua vocação atuar pelos direitos humanos", declarou Sarkozy.

O presidente francês receberá nesta quinta-feira a ministra israelense de Relações Exteriores, Tzipi Livni.

so/ap

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG