Nicarágua concede asilo político a líder indígena peruano

MANÁGUA (Reuters) - A Nicarágua concedeu asilo político ao líder indígena peruano Alberto Pizango, que enfrenta uma ordem de captura pelos protestos ocorridos na semana passada em três regiões amazônicas do Peru, disse nesta terça-feira o embaixador nicaraguense em Lima, Tomás Borge. Pedimos a compreensão do governo do Peru e há alguns momentos liguei para reiterar que concedemos o asilo, informou em entrevista.

Reuters |

Borge, um ex-comandante da revolução sandinista que está em Manágua para resolver assuntos familiares, disse esperar que a situação não complique as relações entre os dois países.

"Pedimos a compreensão do governo peruano. Que alternativa tínhamos? Pediu refúgio este homem e Daniel Ortega com seu singular e tradicional espírito solidário lhe concedeu o asilo (...) Não houve uma reação negativa, esperamos que não haja", acrescentou.

O paradeiro de Pizango era um mistério até segunda-feira, quando pediu asilo na embaixada da Nicarágua.

O líder desafiou o governo de Alan García com violentos protestos que deixaram dezenas de mortos em confrontos com forças de segurança, contra uma lei de investimentos que os indígenas consideram uma ameaça aos recursos naturais da Amazônia.

"O que há objetivamente (no Peru) é uma violência de caráter estritamente político e Alberto Pizango se sentiu perseguido, ameaçado e por isso solicitou asilo", disse Borge, o único ainda vivo entre os fundadores das guerrilhas sandinistas.

Segundo o governo peruano, os protestos foram incentivados indiretamente pelo presidente boliviano, Evo Morales, um forte aliado dos presidentes da Nicarágua, o sandinista Daniel Ortega, e da Venezuela, Hugo Chávez.

Os protestos, que se reduziram na segunda-feira ao bloqueio parcial de uma estrada, deixaram um saldo de 24 policiais e nove indígenas mortos, embora os manifestantes disseram ter sofrido mais de 30 baixas.

(Reportagem de Iván Castro)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG