Nicanor Duarte anuncia que vai renunciar em junho para assumir como senador

Assunção, 22 mai (EFE) - O presidente do Paraguai, Nicanor Duarte, anunciou hoje que renunciará ao cargo em 23 de junho próximo, quase dois meses antes da posse do eleito Fernando Lugo, para jurar o cargo de senador do Partido Colorado.

EFE |

Duarte liderou a lista do partido governante à Câmara de Senadores no pleito de 20 de abril passado, nos quais os colorados foram derrotados pela Aliança Patriótica para a Mudança (APC), coalizão que levou Lugo ao poder.

Lugo assumirá, em 15 de agosto, um mandato de cinco anos no plenário do Congresso, integrado por 45 senadores e 80 deputados, e cujos membros deverão jurar e confirmar seu Governo em 1º de julho.

Duarte confirmou sua decisão de renunciar em um anúncio na casa de um dirigente colorado, em declarações gravadas por alguns jornalistas.

"No dia 23 vou renunciar", disse Duarte em idioma guarani.

A intenção do presidente em fim de mandato de deixar o cargo antes da data marcada pela Constituição foi adiantada por Lugo aos jornalistas depois da primeira reunião que o futuro governante teve com Duarte, uma semana após as votações.

No entanto, Duarte tinha desmentido as declarações de Lugo.

A oposição tentou impugnar perante o Tribunal Superior de Justiça Eleitoral e a Corte Suprema de Justiça a candidatura de Duarte ao Senado, porém não teve sucesso. EFE lb/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG