(atualiza com a promulgação da lei). Washington, 3 jun (EFE).- O estado de New Hampshire se tornou o sexto dos Estados Unidos a legalizar os casamentos homossexuais, graças a uma lei que foi aprovada hoje pelo Legislativo estadual e promulgada imediatamente pelo governador John Lynch.

Antes de a norma ser tramitada, o político anunciou que vetaria o projeto se este não especificasse claramente que as igrejas e os grupos religiosos não serão obrigados a oficiar os casamentos homossexuais.

O projeto passou a incluir uma cláusula que indica que "cada organização, associação ou sociedade religiosa tem controle absoluto sobre sua doutrina, política, valores e crenças sobre quem deve casar dentro de sua fé".

O apoio final no Legislativo foi dado pela Câmara de Deputados, com 198 votos a favor e 176 contra, após uma aprovação parecida no Senado. Pouco depois, a lei foi assinada pelo governador.

O casamento gay já foi aprovado nos estados de Massachusetts, Connecticut, Maine, Vermont e Iowa. Uma iniciativa semelhante está sendo tramitada no estado de Nova York. EFE ojl/db

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.