Neve fecha escolas e pára transporte na Grã-Bretanha

Uma forte nevasca atinge boa parte da Grã-Bretanha nesta segunda-feira, provocando a paralisação de transportes e o fechamento de milhares de escolas em todo o país. A Federação das Pequenas Empresas britânica informou que 20% dos trabalhadores do país - cerca de 6,4 milhões de pessoas - não conseguiram chegar a seus locais de trabalho por causa do mau tempo.

BBC Brasil |

A área mais afetada é o sudeste, onde está a capital, Londres, e que enfrenta a pior nevasca dos últimos 18 anos. Durante toda a manhã, os ônibus londrinos pararam de funcionar, e apenas algumas linhas voltaram a circular no início da tarde. Várias linhas de metrô e de trens de subúrbio estão fechadas ou operam com atrasos.

Diante da situação, o prefeito de Londres, Boris Johnson, reconheceu que a cidade não está equipada para lidar com condições climáticas extremas.

Aeroportos

Ao oeste da capital, o aeroporto de Heathrow - o mais movimentado do mundo e de onde partem os vôos para o Brasil ¿ teve vários atrasos e cancelamentos depois do fechamento temporário das duas pistas. Uma delas já foi reaberta.

Antes do fechamento das pistas, um avião da Cyprus Airlines derrapou após a aterrissagem e parou em um gramado, mas os passageiros foram retirados sem grandes problemas.

Outros aeroportos britânicos permanecem fechados ou operam com dificuldades. Várias linhas de trem em todo o país foram fechadas. O Eurostar, que liga Londres a Paris e a Bruxelas, está funcionando com atrasos por causa do mau tempo também no norte da França e na Bélgica.

Alerta

A principal agência de meteorologia do país emitiu um alerta para a Inglaterra, o País de Gales e partes da Escócia.

A Highway Agency, o principal órgão que administra as estradas britânicas, reforçou o número de patrulhas e colocou mais funcionários nos postos de controle.

No entanto, a agência avisou aos motoristas para só saírem de casa em caso de extrema necessidade. Os serviços de meteorologia prevêem mais neve para esta terça-feira.

Leia mais sobre nevasca

    Leia tudo sobre: londresnevasca

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG